top of page
Foto do escritorHélio Biachi

AUDITORIA DIGITAL, o que é e qual sua importância nos dias atuais?

Atualizado: 15 de out. de 2023


Auditorias eram feitas de forma manual num passado não muito distante, mas nos dias atuais elas acontecem de maneira digital, ou eletrônica.

Hoje ouve-se muito sobre Auditoria Digital, mas nem todos sabem o que realmente é e para que ela serve.

Você sabe o que é Auditoria Digital e o que ela representa nos dias atuais?

No campo tributário pode-se dizer que a Auditoria Digital é um mecanismo eletrônico usado de forma preventiva ou fiscalizatória, com a finalidade de analisar informações e realizar o cruzamento de dados consolidados através de obrigações acessórias obrigatórias em busca de confirmar ou refutar a conformidade destes com as respectivas normas legais, no cumprimento de uma ou mais obrigação principal.

A auditoria, nesse contexto, nos traz a ideia de revisar o que foi feito com o objetivo de validar sua identidade de forma, ou seja, se foi feito como deveria ter sido. São examinados o conteúdo dos arquivos, conferidos os cálculos, há cruzamento de valores entre registros, pode ser analisado o estoque através de vários arquivos sequenciais, cruzamento de obrigações acessórias diferentes, entre outros, verificando a conformidade do todo com as exigências legais.

Para ajustar de modo simples e conciso, pagar tributos é o que define a ‘Obrigação Principal’. Cabe à ‘Obrigação Acessória’ explicar através das respectivas declarações entregues pelos contribuintes e pelo Fisco impostas, como se chegou aos valores dos tributos pagos.

Na forma Preventiva, a Auditoria Digital pode ser usada por Empresas de maneira antecipada, antes que haja Fiscalização por parte do Fisco, evitando assim possíveis autuações fiscais, entre outras, por inconsistências, erros ou omissões ao declarar as obrigações acessórias.

Além de evitar autuações fiscais por antecipar-se ao Fisco e entender como este opera, as Empresas podem ainda se beneficiar da Auditoria Digital para: Reduzir o retrabalho causado por operações manuais que não raro causam perda de tempo com retificações e esclarecimentos à Fiscalização; Evitar que tributos sejam pagos a maior, seja pela escolha do regime tributário menos oneroso para a operação da Empresa, seja pelo aproveitamento tempestivo de créditos ou, ainda, pela precisão nos cálculos; Evitar que tributos sejam pagos a menor e consequentemente exponham a Empresa a fiscalização; Viabilizar acesso a Investidores, Instituições Bancárias e de Crédito.

Por outro lado, a Auditoria Digital é tratada como Fiscalizatória quando usada pelo Fisco, não apenas no combate à sonegação de tributos, mas também, quando este busca autuar Empresas despreparadas para atender as exacerbadas exigências a todos os contribuintes impostas.

Para o Fisco a Auditoria Digital é uma realidade que além de ter barateado os custos para a sua finalidade arrecadatória, trouxe eficiência na fiscalização permitindo analisar 100% das informações prestadas com velocidade e precisão.

Longe de querer esgotar o assunto, mas apenas estimular o leitor com a importância da Auditoria Digital nos dias atuais, vale ressaltar ainda que agir preventivamente é uma forma estratégica e não apenas operacional de gerir uma Empresa.

Saiba que a Empresa é fiscalizada desde que constituiu o CNPJ, pelo que declara e não pelo que deixa de declarar.

Portanto as Empresas precisam criar uma rotina de Auditorias Digitais e, assim como o Fisco, de maneira estratégica, e com 'paridade de armas' trazer eficiência na sua gestão.



18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page